Neurociências das Emoções

Na era da inovação e tecnologia: "Sejam exageradamente humanos"

Priscila Arana

Um grande e presente desafio na era da inovação e tecnologia, provoca as empresas a buscar Times altamente produtivos com foco em elevar cada vez mais a performance.


Será que contratar profissionais capacitados, inteligentes, brilhantes em suas áreas de atuação ou com excelentes características é a solução?


Incontestavelmente, não há milagres, tão pouco pílulas mágicas para usar como “a solução”. O ponto para atingir a alta performance é sem dúvida a comunhão de alguns fatores como ambiente favorável, valorizar as diferenças, abertura a idéias novas, tempo para reflexão, treinamento e educação, segurança psicológica ,etc.


Entretanto, a pesquisadora Amy Edmondson, professora de liderança e administração da Novatis na Harvard Business School que já foi reconhecida pelo ranking bienal Thinkers 50 de pensadores de gestão em 2011, 2013, 2015 e 2017 e premiada com o Talent Award em 2017--- iniciou seus estudos sobre  Segurança Psicológica,  e trouxe `a conhecimento  que  os resultados mais expressivos constatados nesta pesquisa, não eram alcançados por equipes mais bem equipadas, ou com profissionais  melhores preparados tecnicamente. O que verdadeiramente constrói a diferença em uma equipe de alta performance, é a Segurança Psicológica presente em cada Time. Ou seja, as equipes as quais seus colaboradores sentem-se `a vontade para serem eles mesmos, expressarem suas ideias, serem ouvidos e incentivados a experimentar novas possibilidades, arriscar mesmo que incorram em erros e, ter a segurança para expor tais erros visando o aprendizado da equipe como um todo; esses são os Times que apresentam os melhores resultados.


A Segurança Psicológica é o principal suporte das equipes com performance elevada. Diversos estudos demostram a relação direta entre  Segurança Psicológica  aumento do bem-estar e do engajamento, bem como, aumento da criatividade e conservação dos seus talentos.


Sintetizando, quando o ambiente oferece aos Times, liberdade de expor suas idéias mas, também seus erros e usá-los como trampolim para o aprendizado de todos, a segurança Psicológica está estabelecida e o Time preparado para buscar sua máxima performance.


Essa seguridade, torna-se relevante pois, faz com que as organizações sejam: mais verídicas, os seus times mais seguros, unidos, engajados e corajosos para compartilhar suas falhas, ao invés de ocultá-las.


Reforçando esse entendimento, pesquisadores do Google (no Projeto Aristóteles) pontuaram que o segredo não estava nos componentes das equipes, mas como eles trabalham em conjunto.


Em entrevista exclusiva para a Exame, Adam Leonard, que trabalha com desenvolvimento de lideranças no Google School for Leaders, comenta que a segurança psicológica é a característica mais importante na dinâmica de trabalho dos Times de alta performance.



“Em trabalhos que envolvem conhecimento, você contrata as pessoas pelo o que elas são. E se você as insere em um ambiente com baixa segurança psicológica, elas não se sentem seguras para serem elas mesmas, para assumir riscos ou discordar. Então, você tem essa inteligência em potencial que não é totalmente utilizada”, explica ele.


Pontua ainda, que a mesma pesquisa (Aristóteles da Google), revela os cinco pilares tidos como essenciais para Grandes Times; confiabilidade, clareza/estrutura, significado, impacto e a segurança psicológica.


Repara-se que dos pilares destacados na pesquisa, todos podem ser aplicados por administrador qualificado com metas acordadas, procedimentos claros e prioridade. Apesar disso, a segurança psicológica é vista como a mais difícil de implementar, pois é inevitável que haja mudança na crença e na cultura da organização que geralmente preferem o silêncio perante os seus erros.


Neste momento a organização que efetivamente pretende conquistar um Time de alta performance e coeso; também deve ser: A ORGANIZAÇÃO SEM MEDO, aonde seus líderes empregam a humildade e a honestidade e, enxergam o poder que pode existir em assumir vunerabilidades perante o Time. Pessoas erram, faz parte da vida pessoal e, pasmem... também da vida profissional.


Como sustenta, Brené Brown, a coragem e a vulnerabilidade caminham juntas pois para ser corajoso é necessário enfrentar a incerteza, o risco e a exposição emocional. O que nos proporciona ser mais verdadeiros com o Time e permite que o inverso também aconteça.


NÃO BUSQUE TIMES PARA QUE AJAM COMO MÁQUINAS, ELES JAMAIS SERÃO!


Busque a singularidade total do ser humano, e dê-lhe condições técnicas, estruturais e psicológicas para alcançarem a alta performance.


Priscila Arana

Advogada OAB:211.552

Psicóloga CRP:06/139.234

Co-fundadora do Conectar Mentes Academy


Referências:

PubMed

PubMed

Exame

Priscila Arana
Co Fundadora da Conectar Mentes Academy

Graduação em Direito pela FMU. OAB/SP 211.552 . Atuou por 12 anos em escritório. Pós graduada em Direito Tributário Pela LFG-Referência nacional na preparação para Concursos Públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de Pós-Graduação Jurídica, MBA e outras áreas. Graduação em Psicologia pela FMU. CRP 06/139234. Atua na área clínica e esportiva; Coordenadora geral do departamento de psicologia do projeto Karate São Paulo Olímpico – FPK (Federação Paulista de Karate) adulto, juvenil e infantil. Especialista em Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva. Pós-graduada em Fronteiras da Neurociência pelo Albert Einstein Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa – Centro de Educação em Saúde Abram Szajman. Hipnologa pela - ACT-ACCREDITED CERTIFIED TRAINING- Teaching Division- The Global Institute For Trauma Resolution. Ericksonian Hypnosis basic, intermediate e Advanced Training. Instrutora de Mindfulness pelo Instituto Mente Aberta – UNIFESP. Happiness Studies Academy- a Ciência da Felicidade com Tal Ben-Shahar. A Leader training - com José Trevisan- consultoria- assessoria- treinamentos. Conversacional Trance Workshop- ACT- ACCREDIT CERTIFIED TRAINING Teaching Division- The Global Institute For Trauma Resolution (2015) Educação Emocional Positiva com a criadora, Miriam Souza Castro Rodrigues. Curso de psicologia Positiva a Centro Sofia Bauer. IPPC- curso Psicologia Positiva. Leader Training.

E por aqui temos mais conteúdos...

Ver Tudo
Priscila Arana
Neurociências das Emoções
Na era da inovação e tecnologia: "Sejam exageradamente humanos"
Ler Mais
Annelise Larangeira
Neurociências das Emoções
Brasil, o segundo país do mundo com maior nível de estresse.
Ler Mais
Priscila Arana
Neurociências das Emoções
Jovens no mercado de trabalho: ricos em hard skills & escassos em soft skills.
Ler Mais